Faça algo enquanto espera

Category:

postado por Loianne Xavier (LooH ) (cópia do NMM)

É mto difícil esperar. Porém o mais difícil ainda é o querer esperar. O teu relacionamento com Deus vai desenvolver a habilidade da paciência. Cada vez que vc se aproxima mais e mais de Deus, vc passa a entender o amor dEle. Quando vc pede algo pra Ele, só existem 3 respostas dEle pra vc:

-Sim, não e espere! 


E na maioria das vezes Ele nos responde com o “espere”. Assim Deus vai desenvolvendo a nossa paciência.

“E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.” Romanos 5:3-5

Eu pedia,pedia a Deus um namorado. Parei com isso. Comecei a pedir um marido. Um marido não, o meu marido! Depois da minha experiência frustrada em relação ao namoro, comecei a colocar certos padrões. Primeiro, eu sempre acreditava que Deus escolhia alguém pra cada um de nós. Depois, após ler alguns estudos , passei a perceber que, de fato, é a gente que escolhe. Sim, Deus abençoa, Deus nos mostra a Sua vontade. Mas Deus não quer que fiquemos parados esperando a pessoa certa, entrar pela porta da igreja, e de repente vem uma luz sobre o cara:

-Loianne este é o teu futuro marido!  uahuahuhaua


Por isso, vc deve esperar sim… porque se não vc agarra o primeiro q aparece na tua frente.. , ta, to exagerando. Mas aprenda a ser paciente…

Eu queria te dar algumas dicas para aproveitar o tempo de espera. Por isso não fique parado! Mas:

Faça algo enquanto espera

Esse é um dos capítulos do “eu disse adeus ao namoro”. No livro, Joshua Harris fala que enquanto sua’ mãe está cozinhando, seus irmãos ficam em volta, só atrapalhando. Daí ela fala isso: se mexa! Faça algo enquanto espera. Me ajuda a arrumar a mesa, a preparar os alimentos, etc.” Aqui em casa não é diferente. Acho que nenhum pai gosta de ver seu filho parado, enquanto o tempo está passando. Com Deus é a mesma coisa. Ok, vc tá esperando pela “pessoa certa”. E fica sentado esperando? De braços cruzados? A melhor fase da tua vida pra servir a Deus é enquanto vc está solteiro! Muitos associam felicidade a um estado civil.


“Não espere se casar para começar a viver”

Deus te dá um grande potencial, dons, disposição, habilidades para vc usar isso a serviço dEle! Então aproveita esse tempo para servi-Lo. Vc ainda não tem as preocupações de ser esposo/esposa, pai/mãe, como Paulo tratou disso na sua primeira carta aos Coríntios. O final do capítulo 7 é dedicado a isso.

“Eu quero livrá-los de preocupações. O solteiro se interessa pelas coisas do Senhor porque quer agradá-lo. Mas o homem casado se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar a sua esposa e por isso é puxado para duas direções diferentes. Quanto às mulheres, tanto as viúvas quanto as solteiras, elas estão interessadas nas coisas do Senhor porque querem se dedicar de corpo e alma a ele. Mas a mulher casada se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar o marido. Eu estou dizendo isso porque quero ajudá-los. Não estou querendo obrigar ninguém a nada. Pelo contrário, quero que façam o que é direito e certo e que se entreguem ao serviço do Senhor com toda a dedicação”. I Coríntios 2:32-35

Existem trabalhos no Reino de Deus que só um solteiro ou uma solteira pode fazer. Aproveite esse privilégio que Deus concede aos solteiros. Procure algum desafio que você possa assumir.


Conte com o apoio de seus Pais

“Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.” Provérbios 1:8 e 9

Diversas passagens da Bíblia falam sobre ouvir o conselho dos pais. Paulo também nos apresenta esse ensinamento, citando a própria Bíblia, o quinto mandamento:

Filhos e filhas, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é:”Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra”. Efésios 6:1-3

Ouvir os seus pais é extremamente importante, afinal Deus os escolheu para cuidar de vc. O amor de seus pais por vc é uma representação do amor de Deus por vc! Uma das funções deles é a de proteger o seu coração. Isso mesmo. Eles o amam tanto que não querem ver vc sofrer, por isso, escuta o que eles tem pra dizer. Se eles falam que tal pessoa não é um bom partido pra vc, que vc nem deve se apaixonar por esse ou aquele, é porque eles sabem o que dizem. Eles querem ser seus melhores amigos, por isso confie neles, conte com eles para qualquer coisa que vc precisar. Mas, antes de qualquer coisa, escute seus conselhos. Eles viveram por mais tempo que vc, então, já passaram pelas mesmas experiências que vc. Eles servem como guias.

Ok, eu sei que infelizmente nem todos vivem com seus pais ou estes não são cristãos. Mas, caso essa seja a sua situação, vc pode ter “pais espirituais.” Penso que, vc participa de uma igreja, então aconselho que vc procure um líder de sua igreja, ou um casal de lideres, pra vc conversar, se aconselhar, e “adote” pais espirituais. Estes podem orar com e por vc, podem abrir teus olhos para aquilo que vc não quer ver, enfim, podem te aconselhar, te guiar.

Tenho o grande privilégio de ter nascido em um lar cristão. Agradeço mto a Deus pelos meus pais. Estes são meus melhores amigos, converso com eles sobre tudo. Conto as experiências que passo, meus problemas, minhas dores, minhas alegrias. Quando estou em dúvida sobre o que fazer, qual decisão tomar, meus pais me aconselham. E isso acontece na área amorosa também. Quando me “interesso” por alguém em especial, converso com meus pais, buscando sua orientação. E eles sempre abrem meus olhos para aquilo que não quero ver.

Por isso, faça dos seus pais seus aliados. Peça pra eles que estes o ajudem a proteger o seu coração, que eles orem por vc, e que sempre abram seus olhos para o que vc não quer ver. E entes de vc assumir um compromisso com alguém, converse com eles também.

Enquanto eu ainda moro com meus pais, to aprendendo a aproveitar ao máximo esse tempo. Observo o relacionamento deles, aprendo, converso. E também aproveito pra ser filha. Sim, as vezes os convido pra ir tomar sorvete, dar uma volta. To aprendendo a aproveitar cada minuto ao lado deles. Sugiro que vc faça o mesmo! Pare de se preocupar com o seu futuro. Pare de pensar em como será seu futuro cônjuge. Deixa o tempo nas mãos de Deus! E aproveita o tempo com as pessoas que estão ao teu redor!


50 anos!

Mas, quando vc achar que tiver encontrado a pessoa certa, passe a avaliar essa pessoa. Avalie essa pessoa utilizando os três critérios! Creio que, um futuro namoro deve surgir na amizade. Porém, não avalie todos os seus amigos ou amigas como cônjuges em potencial. Mas busque amizades saudáveis, amizades que te levam pra mais perto de Deus. Amizades que glorifiquem a Ele.

Antes de qualquer coisa, observe a avalie o relacionamento dele/dela com Deus. Como é o compromisso dele/a com Deus?

Avalie o seu relacionamento com a família, com os amigos.

Lembre-se que, se vc busca um relacionamento, vc deve buscar esse para a vida toda. Creio que vc não quer apenas passar um tempo, mas sim, buscar um namoro que seja pra adorar a Deus. E que o objetivo desse namoro é o casamento. E não, apenas curtir, ter alguém do teu lado só pra mostrar para os outros.

Avalie mto bem essa pessoa, ANTES de começar a namorar. Ou, no namoro, vc vai ter surpresas desagradáveis.

Tente pensar como será essa pessoa com 50 anos! Se vc vai estar do lado da pessoa que escolheu pro resto da sua vida, ainda tem que haver o mesmo amor, carinho e respeito que existia lá no começo do relacionamento. Se vc vê essa pessoa como um velho, ou uma velha sem graça, então, talvez vc só ta avaliando a pessoa pelo lado físico. Pois com 50 anos, a beleza já não vai mais ser a mesma, seu cônjuge provavelmente vai estar mais gordo, mais acabado… e ai? O amor ainda vai ser o mesmo?

Avalie, mas lembre-se, vc também estará sendo avaliado!



Pessoa certa

Eu sempre quis encontrar a pessoa certa. Mas ultimamente comecei a me perguntar: “Eu tenho sido a pessoa certa?”

Não podemos exigir algo que nós próprios não somos. Tenho avaliado minhas atitudes, minhas reações diante dos problemas. Estou mudando algumas manias, desenvolvendo habilidades.

Enquanto vc espera, e serve a Deus, aproveita o tempo também para melhorar seu caráter, para treinar as habilidades que te farão ser um bom cônjuge.

- Desenvolva o amor em relação as pessoas que te cercam, crie amizades;

- Se um de seus sonhos é ser pai/mãe, desde agora desenvolva suas habilidades em relação a isso. Com certeza há crianças ao seu redor, na igreja, na família. Vá aprendendo a cuidar deles, a amá-los, trocar fraldas.. haha, porque assim, quando vc for pai, já vai ter uma certa “experiência”;

- Desenvolta também suas habilidades financeiras. Crie sua independência financeira. Isso se vc ainda mora com seus pais. Acompanhe o orçamento do mês, observe as contas a pagar, as responsabilidades financeiras.

- Observe suas manias, suas reações diante as dificuldades. Trabalhe seu caráter. Peça a Deus o que vc ainda pode mudar, peça as pessoas que convivem com vc, o que vc poderia mudar. Avalie tudo e reflita sobre o que pode ser mudado. E mude!



Resumão:

- Aproveita o tempo que vc tem, pra servir a Deus!

- Curta a tua família enquanto vc está com eles, e conte com eles para ajudá-lo a servir mais e mais a Deus;

- Conheça mto bem a pessoa, antes de querer entrar num relacionamento romântico. Avalie mto bem.

- Vc tbm será avaliado. Então, pensa no que vc precisa mudar, suas atitudes, manias, etc.



Agora quero dar uma palavra especial:

A todos os que esperam

“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40:13

Uma vez eu ouvi algo mais ou menos assim:

“A nossa vida é como uma corrida! E vc ta correndo no teu ritmo. Vc não pode diminuir teu ritmo pra acompanhar alguém que ficou lá pra trás. E se ainda não tem ninguém correndo ao teu lado, espera, porque logo, logo vai ter alguém correndo com vc, no mesmo ritmo. Pessoas que são de Deus, atraem pessoas que são de Deus”

Lembre-se: vc não é incompleto! Deus não te fez uma pessoa incompleta e portanto vc NÃO precisa de outra pessoa pra te completar! Deus não faz nada incompleto. Por isso q essa história de cara metade, alma gêmea, etc, é furada!

Talvez vc assim, como eu, já passou por uma experiência frustrada em relação ao amor. E talvez, vc já quis largar tudo, abandonar a igreja, largar as coisas de Deus, mas eu peço a vc: não desista! Cara, corre pra Bíblia. Tu vai ver como Deus te ama de uma forma que vc nem imagina! Crie um relacionamento com Ele! Se agarra nEle!

Vc quer um remédio pra curar suas feridas?

“Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o Eterno e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. Provérbios 3:5-8



Aos meninos:

Queria dar uma palavra em particular aos rapazes. Vou colocar nas minhas palavras o que eu li no “eu disse adeus ao namoro”.
“Homem: jamais peça o coração, a vida, os sonhos de uma mulher se vc não está pronto para assumir um compromisso. Por compromisso entendemos algo para a vida toda! Não brinquem com os sentimentos de uma mulher. Deus os criou para protegerem suas irmãs e não para brincar com os sentimentos delas. Infelizmente, há mtas piadas no meio cristão quanto a isso, por exemplo, dos irmãos metralhas: aqueles que atiram pra todo lado. Tem menino que mal entra na igreja e já sai “caçando”. Garoto, espera! Espera pela tua princesa! E cuide com o que vc faz e fala, pois as meninas são movidas pela emoção, não permita que isso as afaste de Deus. Trate-as como suas irmãs!



As meninas

“Nem todo homem que diz te amo, te amo.. te ama de verdade” I LooH 3:2

Ahuuhauhauhuahuhauhau

Eu falo brincando isso, mas é verdade. As meninas são movidas pela emoção, então, o primeiro cara que chega falando que vc é bonita, que te ama, que quer casar com vc, já conquista teu coração, não é verdade? Eu sei que sim..

Eu quero pedir a vc garota, cuida do teu coração! Entrega tua vida, teus sonhos ao Senhor. E, seja mais racional na hora de escolher teu futuro marido! Não se deixe levar pela emoção, pois o nosso coração é mto enganoso! A própria Bíblia nos adverte sobre isso! Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?Jeremias 17:9
Olhe para os meninos como seus irmãos! E os tratem assim! Não interpretem qualquer atitude de carinho ou respeito como paixão.

“Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus! I Timóteo 2:10”

“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” I Pedro 5:7


(COPIA DE ESTUDO DO NAO MORDA A MAÇA POR:PATI GEIGER)
(http://naomordamaca.com.br/ )

Comment (1)

Parabéns Loianne, muito boa mesmo sua materia!
*-*
^^
Saudades ♥

Postar um comentário

Pronto! Seu comentário é importante pra nós :D