Teoria e Prática

Category:

postado por André Collareda(Dré)

Qual o tema da última pregação que você foi? Você se lembra o que foi falado nessa pregação? O que representou essa palavra na sua vida? O que ela gerou em você?
A nossa geração é uma geração que tem acesso a muita informação, mais sem associação com experiência, ou seja, essa informação se torna vã... esse é um pensamento que mostra uma visão geral. Mas olhando, comparando a nossa vida com Deus, como tem sido essa afirmação? O que temos feito da Palavra de Deus que : lemos e escutamos? praticamos? 





Uma coisa que acontece com todos nós, é seguir-mos uma rotina: diária, semanal... e quantas coisas nós fazemos sem notar que fazemos... fica uma pergunta: E a Palavra de Deus em nossa vida, tem sido incluída nessa rotina de coisas comuns? Quem é Jesus pra você, O que Ele representa na sua vida? foi o tema desse sábado na rádio e nessa postagem de hoje vamos tratar desse mesmo pensamento...  O que a Palavra de Deus tem sido na teoria e na prática, em minha vida?


Existem vários erros de "personagens bíblicos" que nós vemos seus atos e falamos: Eê seu cabeção, como você errou nesse ponto cara? Pô cara a culpa é sua, você foi um sem fé...   e nós repetimos simultaneamente esses erros e nem vemos...Coisas que olhando vemos em Deus a solução, vemos "o erro que poderia ser evitado", e mesmo assim nós fazemos essas mesmas coisas...

Para essa teoria se tornar prática gostaria de trazer alguns exemplos bíblicos:

  • Mateus: 13.3-8; 18-23
3-E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4-E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5-E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6-Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7-E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

8-E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

18-Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
19-Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
20-O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21-Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22-E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23-Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.


Nós pensamos que essa passagem, se trata apenas de conversão, que alguém por já ser ou se dizer cristão, é um fruto que caiu em terra boa... Mas em comparação com coisas que lemos e ouvimos da Palavra de Deus essas palavras, essas sementes tem gerado fruto? Escutamos pregações, lemos a Bíblia e o que isso tem gerado em nós? 
Temos que estar com o coração aberto ao Senhor, para Ele cuidar de nós:  tirar esses empencílios que impedem a frutificação, tratar os nossos corações, rochosos, com pouco espaço para Ele, cheio de paixões e coisas que não queremos abrir mão, com espinhos, pecados e imundicias... Deixemos o Senhor nos moldar...


  • Tiago: 1. 21-22 diz: 

21-Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
22-Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Olhando essa passagem bíblica vemos que para sermos praticantes da palavra temos que negar a nossa natureza carnal... negar as noções do que achamos que é certo e errado, e sim buscar na Bíblia e o que ela diz...                    
alguns exemplos:(Parar de ir ao culto só: pra fofocar,brincar, ir por ir...mais sim para adorar a Deus. Parar de ler a Bíblia para tentar ser sábio aos olhos dos outros ou a você mesmo, mais sim buscar a Deus, a compreensão da vontade d'Ele em sua vida. Pedir ao Senhor mudança de coração e comportamento e não achar muletas em versiculos que você distorce para continuar em seus erros. Parar com essa desculpa de ah! todo mundo faz e sim buscar a justiça de Deus. Parar de ir no culto por obrigação, mais o que realmente te importar no culto é Cristo e o amor d'Ele por você...)

  •  João: 15.1-5

1-"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2-Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
3-Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
4-Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
5-"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Como poremos em prática a Palavra de Deus, como daremos frutos se não estivermos na videira? A minha vida está edificada na Rocha Eterna que é Cristo, e em seus mandamentos? é uma pergunta que temos que fazer uma auto-análise...

João 14.23-24

23-Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.
24-Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.



E afinal, o que tenho que praticar, em vez de ficar na teoria? 
Mateus: 3.8
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;


"Esses frutos" só podem ser dados, através de nossa vida entregue completamente nas mãos do Senhor Jesus...


leia também Árvores(Estudos Bíblicos)

Comments (0)

Postar um comentário

Pronto! Seu comentário é importante pra nós :D